Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017   

 .:: Hotéis e Pousadas
 Ordem Alfabética
 Por Bairros e Distritos
 Por Tarifas
 Locais para Convenções
 .:: Pacotes
 02 de Novembro/Finados
 .:: Saúde e Beleza
 Spas e Clínicas
 .:: Eventos e Serviços
 Festas e Eventos
 Serviços e Manutenção
 Transfer e City Tour
 .:: Onde Comer e Beber
 Restaurantes e Pizzarias
 .:: Imóveis
 Aluguel por Temporada
 Imobiliárias
 .:: O Que Fazer
 Bares e Casas Noturnas
 Lazer e Aventura
 Cinemas e Teatros
 Pólo de Compras
 .:: Turismo
 Ecoturismo
 História
 Turismo Cultural
 Turismo Histórico
 .:: Informações Úteis
 Como Chegar
 Mapa
 Telefones Úteis
 .:: Ligue Petrópolis
 Empregos
 Classificados
 .:: Fale Conosco
 Contato
  .:: Notícias
 

Petrópolis está no Programa Cidades Empreendedoras

Realização do Diagnóstico econômico da cidade e reunião do Comitê Gestor.

O 1º Workshop de Alinhamento do Programa Cidades Empreendedoras foi realizado dia 17 de julho em Petrópolis, dando início às atividades do Comitê Gestor do Programa na cidade, uma das 11  que participa do Cidades Empreendedoras no Estado. Este Comitê é formado por representantes das secretarias municipais e do Sebrae/RJ e vai trabalhar para engajar a gestão pública e lideranças locais, através de um game, para que sejam criadas e implementadas políticas públicas voltadas para o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. Durante a reunião, a analista de Políticas Públicas, Flávia Guedes, deu início ao Diagnóstico para Geração do Plano Municipal de Desenvolvimento, que é o pontapé inicial para o cumprimento das metas e assim começar a pontuação da cidade na ferramenta, elaborada em formato de game. Esta primeira fase do programa será finalizada em dezembro e prevê a realização de reuniões mensais de acompanhamento, consultorias e levantamento de evidências. Com quase 300 mil habitantes, Petrópolis possui cerca de 11 mil micros e pequenas empresas e quase 20 mil microempreendedores individuais.

O analista do Sebrae em Petrópolis, Bruno Souza, abriu a reunião, junto com o secretario de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, representando o prefeito Bernardo Rossi. Fiorini afirmou que o prefeito abraçou a ideia do Programa e aceitou o desafio. “Agora depende de cada um de nós tornar este projeto uma realidade. Nós, da Prefeitura estamos totalmente comprometidos com as metas do programa”, ressaltou.

A reunião também contou com a palestra “Gestão Empreendedora” do ex-prefeito Vinícius Farah, três vezes eleito Prefeito Empreendedor pelo Sebrae. Farah deu um depoimento sobre sua gestão e o sucesso que obteve ao investir no empreendedorismo local. “A receita do sucesso é simples. É tornar o empreendedorismo a mola mestra de transformação da cidade, implementando Políticas Públicas voltadas para o desenvolvimento econômico. Três Rios apostou neste modelo de política pública oferecida pelo Sebrae e tivemos sucesso. Nossa parceria com o Sebrae resultou em aumento de negócios no segmento de micro e pequenas empresas e MEIs que criou um circulo virtuoso para a atração de grandes empreendimentos para a cidade.  O Sebrae tem as ferramentas, basta usá-las. E é o que este programa propõe para essas 11 cidades participantes”, afirmou.

O Programa

O Cidades Empreendedoras é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro que vai engajar a gestão pública e lideranças locais, através de um game, para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões. O Comitê Gestor, formado por secretários municipais de governo, fazenda, administração, planejamento, saúde, meio ambiente, educação, agentes de desenvolvimento, procuradoria, controle interno, além de lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ, se reunirá mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas. Ao longo do ano, também serão realizadas quatro importantes reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo.

Em formato de um game, o programa será uma disputa entre os municípios que estarão competindo em tempo real. Ao final do programa, cada um será classificado por seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público para consulta.

Os demais municípios que participam do Programa são: Angra dos Reis, Araruama, Campos, Duque de Caxias, Itaperuna,Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Volta Redonda e Três Rios. Segundo pesquisa do “Data Sebrae”, essas regiões totalizam cerca de 230 mil empresas registradas no Estado do Rio de Janeiro, ou seja, 22% da atividade empresarial fluminense.

As expectativas do “Programa Cidades Empreendedoras” são: inserir a temática da micro e pequena empresa no PPA (Plano Plurianual) de cada município participante, assegurando que os pequenos negócios façam parte da agenda de governo; apoiar o desenvolvimento de políticas públicas municipais para a diminuição do tempo para abertura de empresas; aumentar o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores; apoiar os municípios no cumprimento do percentual exigido por lei de 30% da compra da merenda escolar feita pelo agricultor familiar regional; disseminar o Intraempreendedorismo junto aos gestores e lideranças públicas municipais e apoiar a implementação e qualificação das salas do empreendedor nos municípios fluminenses.


>>VOLTAR
 



 .:: Publicidade

 .:: Apoio


• Hotéis e pousadas em Itaipava por Ordem Alfabética • Hotéis e pousadas em Itaipava por Bairros e Distritos • Hotéis e pousadas em Itaipava por Tarifas
• Hotéis e pousada em Itaipava para convenções • Hotéis e Pousadas em Itaipava por Pacotes
• Itaipava News - Pousada em Itaipava, hotéis e lazer

© 2004-2016 Todos os direitos reservados Ecomputer • Desenvolvido por EComputer