Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017   

 .:: HOTÉIS E POUSADAS
 Ordem Alfabética
 Por Bairros e Distritos
 Por Tarifas
 Locais para Convenções
 .:: PACOTES
 Natal 2017 e Réveillon 2018
 .:: SAÚDE E BELEZA
 Spas e Clínicas
 .:: COMER E BEBER
 Restaurantes e Pizzarias
 .:: SERVIÇOS
 Locais para Festas
 Serviços e Manutenção
 Transfer e City Tour
 .:: IMÓVEIS
 Aluguel por Temporada
 Imobiliárias
 .:: O QUE FAZER
 Bares e Casas Noturnas
 Lazer e Aventura
 Cinemas e Teatros
 Pólo de Compras
 .:: TURISMO
 Ecoturismo
 História
 Turismo Cultural
 Turismo Histórico
 .:: INFORMAÇÕES
 Como Chegar
 Mapas
 Telefones Úteis
 .:: DICAS
 Empregos
 Classificados
 .:: FALE CONOSCO
 Contato
  .:: Cat. São Pedro de Alcântara
 


Endereço - Rua São Pedro de Alcântara, 60 - Centro - Petrópolis

Construção em estilo neogótico  francês do século XVIII, teve a sua pedra fundamental lançada em 1884, sob o patrocínio de D. Pedro II e da princesa Isabel. Foi executada em alvenaria de pedra aparelhada e apresenta obra de cantaria de granito.

No seu interior existem obras esculpidas em mármore de Carrara, destacando-se a Capela Imperial que está situada à direita na entrada principal da Catedral, em mármore, ônix e bronze onde está o sepulcro com relíquias dos Santos Mártires, São Magno, Santa Aurélia e Santa Thecla.

No local existem pertences e fragmentos de sítios caros a D. Pedro II, como por exemplo a cruz central, que é de granito preto da Tijuca. No centro da capela está a lápide de mármore de Carrara, pesando quase três toneladas, com as estátuas jacentes do Imperador D. Pedro II e Dona Teresa Cristina. Ao fundo, nas laterais, as estátuas jacentes da Princesa Isabel e do Conde D?Eu.

Em frente à Capela Imperial encontra-se o batistério com a pia batismal proveniente da antiga Igreja Matriz (1848). O padroeiro da igreja é São Pedro de Alcântara, venerado como protetor da monarquia, instituído por D. Pedro I como patrono do Império Brasileiro. Sua festa é celebrada no dia 19 de outubro e não deve ser confundida com a de São Pedro Apóstolo, festejado no dia 29 de junho.

D. Pedro II - O último Imperador do Brasil

Ajustado aos pilares de elevação da torre acha-se o órgão projetado e construído no Rio de Janeiro pelo artista Guilherme Berner (introdutor da indústria do órgão no Brasil). Foi doação feita pela Sra. Olga Rheingantz de Porciúncula. funciona por sistema eletropneumático e é acionado por um grupo motor-ventilador-dínamo de 2HP. Todo mobiliário do templo é de época, trabalhado a mão em jacarandá. Em frente a Capela Imperial encontra-se o batistério. A simples pia batismal é proveniente da antiga Igreja Matriz (1848). O tampo de bronze é moderno (1934), já que o original no transporte para a nova igreja caiu e quebrou. Ao lado do batistério há uma imagem de Santo Antônio dos Pobres, esculpida por Denis Cross.

O padroeiro escolhido para a Catedral foi São Pedro de Alcântara, venerado como protetor da monarquia e que fora instituído  como patrono oficial do Império Brasileiro por D. Pedro I.  Sua festa é celebrada no dia 19 de outubro e ele não deve ser confundido com São Pedro Apóstolo, festejado no dia 29 de junho.

Site - www.catedraldepetropolis.org.br

 

 

                             voltar / home

 




 .:: Publicidade

 .:: Apoio


• Hotéis e pousadas em Itaipava por Ordem Alfabética • Hotéis e pousadas em Itaipava por Bairros e Distritos • Hotéis e pousadas em Itaipava por Tarifas
• Hotéis e pousada em Itaipava para convenções • Hotéis e Pousadas em Itaipava por Pacotes
• Itaipava News - Pousada em Itaipava, hotéis e lazer

© 2004-2016 Todos os direitos reservados Ecomputer • Desenvolvido por EComputer